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Faça um ótimo e-mail marketing com a RD Station

O e-mail marketing segue sendo uma das estratégias mais importantes do marketing digital e ao contrário do que muitos pensam, ele é capaz de trazer ótimos resultados.

Entretanto, assim como acontece com diversos outros tipos de estratégias, sem usar uma boa plataforma é difícil ter um retorno positivo.

É aí que entra a importância da RD Station e você pode criar o seu e-mail marketing através dessa ferramenta com umas dicas simples e práticas.

Aqui neste texto, nós vamos mostrar como fazer isso por meio de um passo a passo completo, portanto, não deixe de acompanhar até o final para entender tudo dessa ferramenta.

Vamos lá!

Comece definindo o propósito da sua campanha

A primeira etapa para criar uma campanha de e-mail marketing usando a RD Station é fazer a definição de qual será o propósito da sua campanha.

Essas campanhas podem ser:

  • Para enviar suas newsletters
  • Para fazer promoções de conteúdos
  • Para realizar a divulgação de webinars e de eventos
  • Para divulgar promoções, em especial para as empresas que trabalham com e-commerce

Após definir o objetivo da campanha dentro da RD Station, é hora de partir para o próximo passo!

Defina quem é que vai receber o seu e-mail

O passo seguinte, após a definição do objetivo ou propósito da campanha, é determinar quem é quem vai receber o seu e-mail.

Para isso, você deve acessar os contatos que possui na sua base e definir para quem é que aquela mensagem é direcionada e faz sentido.

O e-mail marketing que alcançar o sucesso é aquele no qual se entrega o conteúdo certo para o alvo certo, do contrário, será apenas perda de tempo e de recursos.

Além disso, quando você entrega mensagens que não fazem sentido para as pessoas, a probabilidade de que elas descadastrem-se da sua lista ou ainda que marquem o seu endereço como SPAM é muito mais alta.

Criação de email segmentados

É importante também que você sempre crie conteúdos de e-mail que sejam desenvolvidos para alcançar grupos ou listas segmentadas.

Essa segmentação pode ser por diferentes fatores, como:

GetResponse features
  • Por gênero
  • Pela etapa da jornada do cliente no qual o assinante se encontra
  • Pelas personas que existem na sua empresa
  • Pelas últimas interações dos usuários com o blog do seu negócio (observe as páginas que mais receberam visitas e quais foram os materiais ricos que os visitantes adquiriram mais)

Crie e-mail marketing na RD Station

O passo seguinte é usar a RD Station para criar a sua campanha, depois de ter definido seu propósito e o público-alvo, então vamos colocar, de verdade, a mão na massa.

Você deve começar clicando em “Relacionar” e após isso acessar a opção “E-mail marketing”, para depois clicar em “Criar campanha”.

Escolha o modelo que pretende usar para seu e-mail

No momento de escolher qual o modelo de e-mail para sua campanha, você precisa considerar o propósito que definiu lá no passo inicial.

A RD Station, com o objetivo de tornar o processo bem mais fácil, conta com vários tipos de modelos entre os quais você pode escolher para fazer seu e-mail marketing.

Ao encontrar o modelo pronto ideal, basta editá-lo para deixar exatamente como precisa, ou ainda, se não quiser usar esses e-mails, poderá importar para a plataforma um que você prefira.

Modelos de emails

Entre as possibilidades que você pode escolher estão:

  • Os modelos básicos, que são aqueles que apresentam os templates pré-diagramados, sendo que os mesmos variam em relação à quantidade de números de colunas de texto e à presença dos sidebars
  • Os modelos salvos, uma ferramenta que permite a todos os modelos criados por você possam ser salvos, e caso deseje utilizar novamente um dos que estão lá, basta fazer a edição do mesmo junto ao novo conteúdo
  • Os modelos temáticos, que são todos aqueles que contam com layouts já prontos e para uso, sendo que você poderá modificá-los para adequar-se ao seu conteúdo
  • Os modelos importados, pois a ferramenta RD Station permite aos usuários importar os seus modelos de e-mail marketing, a partir da URL deles

Defina os dados mais importantes do seu e-mail

O passo seguinte para fazer um ótimo e-mail marketing com a RD Station é definir quais são os dados para sua campanha.

Entre eles, você deverá definir:

  • O nome: esse é um dado que irá aparecer somente dentro da própria plataforma, então os contatos que vão receber o seu e-mail não o verão.
    • Portanto, você deve dar um nome que identifique qual é o seu propósito e que facilite o seu controle e a sua localização
  • O assunto do seu e-mail: nesta parte, você irá fazer a criação do assunto do e-mail que vai chegar até o assinante, portanto, é essencial ser claro e que instigue a curiosidade de quem vai recebê-lo, para aumentar a sua taxa de abertura
  •  O nome e o e-mail do remetente: aqui você deve colocar seu nome e o seu endereço de e-mail, para que quem vai recebê-lo possa identificar de quem é a mensagem. Utilize o seu nome real
  • O idioma do e-mail: é preciso definir um idioma que esteja relacionado ao cabeçalho do seu e-mail e para o rodapé, tanto para quem quer ter a opção de visualizar a sua mensagem como uma página de web, quanto para que as informações da sua empresa e a opção para descadastrar-se da lista dos seus e-mails sejam claras

Leia também:

Edite o conteúdo do seu e-mail marketing

Quando você definir todos os dados referentes à sua campanha, é o momento de editar o conteúdo do seu e-mail marketing. Para isso, você deve realizar as seguintes edições:

  • Edite o corpo do seu e-mail: desenvolva e ofereça ao assinante um conteúdo muito relevante, de qualidade e coerente com o objetivo do seu e-mail.
  • Edite as imagens: faça o upload das imagens na plataforma e escolha as melhores dimensões para o e-mail.
  • A ferramenta da RD Station permite que você insira descrições nas imagens, caso não abram quando seus contatos clicarem no e-mail.
  • Crie conteúdo personalizado: através da plataforma, fale diretamente com o usuário utilizando o primeiro nome dele.
  • Revise erros de português: tome cuidado ao escrever o e-mail para evitar erros de português. Faça uma revisão do conteúdo antes de enviá-lo ao assinante.

Além disso, preste atenção às seguintes questões:

  • Você pode modificar a cor de fundo na área externa do seu e-mail conforme suas preferências.
  • O conteúdo no rodapé do seu e-mail pode ser editado para incluir seu nome e o endereço da empresa.

Edição do texto simples do seu e-mail

Com o uso da plataforma RD Station, você vai poder fazer a edição do texto simples do e-mail, que aparece sempre que os contatos não conseguem fazer a visualização do e-mail em formato HTML.

Portanto, essa opção garante a você que o destinatário terá total acesso ao conteúdo do seu e-mail.

Confira o e-mail que você criou

Com um modelo de e-mail totalmente finalizado e já salvo, você precisa, antes de fazer o envio, realizar uma nova revisão, para conferir todas as informações.

Além disso, é importante realizar alguns testes antes do envio final aos contatos, e a RD Station conta com opções para isso.

Você pode realizar algumas dessas ações:

  • Testar o envio: isso garante a você realizar o envio do e-mail somente para sua própria caixa de entrada, testando como irá funcionar
  • Fazer a pré-visualização do e-mail: uma outra opção é que você possa ver uma prévia do seu resultado final daquele e-mail criado antes de enviá-lo
  • Edite o e-mail: se você observou o resultado final e algo faltou ou está a mais, então há a possibilidade de fazer modificações
  • Exclua o modelo: se você não tiver gostado do modelo de e-mail que criou ou se ele não funcionou após o teste, então o exclua e comece do zero

Faça o envio do e-mail marketing

Agora que tudo está pronto, você finalmente poderá realizar o disparo do seu e-mail marketing.

O que será preciso fazer é clicar na opção Enviar uma Campanha de Marketing e então a plataforma vai abrir uma lista contendo todos seus modelos de e-mail que já foram salvos dentro dela.

Você poderá escolher aquele que quer enviar e fazer alterações ou edições no conteúdo e no texto simples, revisando uma última vez antes do envio.

É possível definir se você irá enviar esse e-mail para:

  • A sua base de leads completa
  • As suas listas segmentadas, considerando critérios que tenham sido definidos previamente
  • Filtrar os destinatários

Além disso, ainda há a possibilidade de enviar imediatamente o e-mail ou ainda agendar para envio em uma data e hora futura.

Conclusão

Como foi visto, enviar uma campanha de e-mail marketing com uma boa ferramenta não é algo difícil e pode proporcionar ótimos resultados.

Neste texto, mostramos como você pode fazer isso facilmente utilizando a RD Station, uma das melhores ferramentas existentes no mercado.

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