Uma das ferramentas de maior importância do mercado para quem deseja fazer e-mail marketing é o Mailchimp, sendo ela um sucesso no mundo inteiro.
Isso ocorre, em especial, por conta da simplicidade e da excelente usabilidade da ferramenta, além dela possuir um excelente custo-benefício.
Nosso objetivo aqui neste artigo é explorar um pouco mais sobre como você pode desenvolver a sua estratégia de e-mail marketing dentro dessa ferramenta de uma maneira rápida e fácil.
Quer saber como? Então leia este texto até o final!
Como criar a sua conta no Mailchimp?
A primeira coisa que falaremos aqui é sobre como você deve criar a sua conta na plataforma para começar a fazer suas campanhas.
Ao chegar no site da Mailchimp, você deve fazer seu registro grátis colocando seu e-mail, nome de usuário e escolhendo a senha que vai usar.
O site então irá realizar uma verificação rápida dos dados e o próximo passo é a escolha de qual plano irá usar, e você pode optar tanto por um grátis quanto por um pago.
Se preferir um plano que seja pago, então será preciso informar os seus dados de pagamento e confirmar a compra no site.
Depois que você tiver feito a escolha do seu plano, a plataforma vai perguntar a respeito de informações sobre o seu negócio, como o site ou blog, o endereço físico (se tiver) e seus perfis nas redes sociais.
Ao terminar de responder a tudo isso, você então já vai poder realizar a criação da sua estratégia.
Valor dos planos Mailchimp
Para quem quer um plano pago da Mailchimp, que oferece muito mais opções na criação de uma boa estratégia de e-mail marketing, há diferentes valores para escolher aquele que mais adequa-se à sua realidade.
Esta ferramenta, na verdade, tem como foco os negócios de menor porte, por isso mesmo que mesmo as opções pagas possuem um valor mais baixo e um excelente custo-benefício.
O valor que você irá pagar varia de acordo com fatores como número de e-mails enviados por mês, limite de contatos e quais funcionalidades estão disponíveis.
As opções são:
- Essentials (U$ 9,99 por mês): possibilidade de realizar testes A/B e usar todos os tipos de templates disponíveis
- Standard (U$ 14,99 por mês): automatização do envio de e-mails em série, customização de templates e criação de anúncios para remarketing
- Premium (U$ 299 por mês): teste multivariado, segmentação avançada e armazenamento de 200 mil contatos
Configurando a sua campanha de e-mail marketing
Chegou o momento de mostrarmos como desenvolver a sua campanha de e-mail marketing dentro da Mailchimp.
Uma das melhores coisas a respeito dessa ferramenta é que ela é bastante didática, portanto, você não terá problemas para criar sua campanha.
Tudo o que você deve fazer, basicamente, é seguir esses três passos principais: criação do design do seu e-mail, adicionar os contatos e realizar o envio.
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Criando a sua lista de contatos na plataforma
Você só poderá fazer uma boa campanha de e-mail marketing se tiver uma lista de contatos de qualidade, e ela é extremamente valiosa para qualquer empresa.
Esta lista deve ser formada por pessoas que são potenciais clientes da sua empresa, pois demonstraram algum tipo de interesse nela ou mesmo realizaram compras anteriormente.
O Mailchimp permite que o usuário crie sua própria lista de contatos, conhecida também como Audiences, e então criar grupos e segmentos partindo desta lista.
No caso de você optar pelo plano gratuito, então terá direito a criar somente uma lista de contatos.
A criação da lista é fácil e você precisa apenas ir ao menu Audience, e então escolher a melhor opção:
- Incluir os contatos manualmente na lista
- Importar os contatos desde uma lista externa
- Criar um formulário para cadastro
- Realizar a sincronização dos contatos de uma outra plataforma
- Criar uma landing page
O Mailchimp é muito eficiente porque se você fizer a adição dos contatos manualmente ou sincronizá-los através de uma ferramenta, ele já elimina automaticamente os endereços duplicados da lista.
Importando os seus contatos
Fazer a importação dos contatos é uma das melhores maneiras de criar a sua lista, visto que você irá utilizar os dados coletados em outros meios.
É possível realizar essa importação dos contatos de três maneiras:
- Copiando e colando os contatos a partir de um arquivo tipo XLS ou XLSX
- Importando contatos através de um arquivo TXT ou CSV
- Importando contatos ao fazer a integração de serviços tais como Zendesk e Salesforce
Criando um formulário de cadastro
Você possui uma lista de contatos externa? Então isso já vai facilitar muito a sua vida na criação da sua estratégia de e-mail marketing.
Entretanto, há também de você usar o Mailchimp para fazer a sua lista de contatos crescer ainda mais, através dos formulários de cadastro.
A ferramenta conta com várias opções entre as quais você pode escolher, além também de oferecer possibilidades para customizar o layout deles.
Tudo o que você precisará fazer é ir mais uma vez ao menu Audience e clicar na opção Signup Forms.
Nessa opção, você terá algumas alternativas de configuração para escolher, como:
- Embedded forms: ela permite a configuração dos formulários e a obtenção do código para embuti-lo no seu site, de modo que a sua lista cresça
- Form integrations: é uma opção para criar os formulários de cadastro em outras plataformas, e então integrá-los com a ferramenta do Mailchimp´
- Form builder: nesta opção, você deve definir quais serão os campos do formulário e o layout do mesmo. Além disso, é possível fazer a tradução, o descadastro e também a atualização de cadastro
- Facebook Form: nesta, você poderá realizar a criação de formulários direto para sua página de Facebook
- Subscriber pop-up: ela permite a criação de um formulário “pop-up”, para aparecer de maneira automática em uma tela, seja antes do usuário fechar a página, após 5 segundos de atividade ou outra opção
Criação de grupos, de segmentos e de tags na lista
Um erro comum de quem quer criar uma estratégia de e-mail marketing de sucesso é usar uma única lista para fazer envio dos mesmos conteúdos.
Uma lista pode ter contatos com perfis, interesses e dores diferentes, por isso você precisa criar grupos e segmentos para aumentar a eficácia da estratégia.
Com a divisão da lista, você vai conseguir então fazer o envio de conteúdos que sejam mais relevantes a cada grupo específico.
O próprio Mailchimp estimula essa prática, pois afirma que as campanhas segmentadas ajudam a dobrar a quantidade de cliques obtidos.
Os grupos que você pode criar são uma forma de segmentar a lista de acordo com o interesse do seu público, sendo definidos através do formulário de cadastro criado.
É o próprio usuário, neste caso, quem decide qual será o grupo que ele deseja ficar e o e-mail que vai receber.
Os segmentos referem-se aos agrupamentos feitos por conta de características em comum entre as pessoas, por meio também dos dados presentes no cadastro de cada usuário.
Criando a sua primeira campanha no Mailchimp
A criação da sua campanha no Mailchimp começa pelo clique no botão Create, que fica exatamente ao lado da foto de perfil na página inicial.
Ao clicar no botão, irão aparecer diferentes opções de criação que você poderá fazer.
Você pode optar entre uma campanha tipo regular, uma campanha automatizada ou uma campanha somente texto.
As campanhas regulares são as mais comuns e que você mais utilizará, a seguir vamos mostrar algumas dicas de como configurá-la no Mailchimp.
Defina para quem irá enviar o e-mail
A definição inicial é definir para quem seu e-mail vai ser enviado, e você poderá escolher entre uma lista inteira, um grupo segmentado, um segmento ou ainda uma tag.
Se preferir, você pode fazer das segmentações pré-definidas existentes na própria plataforma, como é o caso dos compradores recentes ou dos assinantes inativos, por exemplo.
Defina quem deverá enviar o e-mail
Logicamente que você é quem vai enviar o e-mail, mas a configuração deve ser feita para que o usuário entenda quem você é.
No campo “From”, você deverá fazer a edição sempre que for enviar um novo e-mail, definindo se aquele conteúdo é do Gerente da Empresa ou do Gerente de Produto.
É muito importante tornar o envio o mais pessoal possível e esse campo do e-mail faz uma enorme diferença.
Escolha o título do seu e-mail
Muitas pessoas definem se vão abrir o e-mail ou não apenas pelo título, por isso, criar um de qualidade aumenta a sua taxa de abertura.
O título criado precisa ser, antes de tudo, informativo e persuasivo, para convencer o destinatário a abri-lo.
Escolha o modelo ideal de e-mail
Aqui você irá escolher o modelo ideal, o corpo do seu e-mail, e o Mailchimp é muito bom porque oferece diversos tipos de layouts customizáveis e temas que já são pré-prontos.
Além disso, você ainda pode fazer a criação do seu design do zero, caso tenha assinado o plano Standard.
A criação do seu design de e-mail do zero é simples, pois o Mailchimp baseia-se no chamado drag and drop, que significa arrastar aqueles elementos desejados (como o texto, as imagens, os botões, etc.) para o interior do e-mail.
Depois, tudo o que você precisará é organizá-los para então construir um visual de acordo com aquilo que acha melhor.
Enviar a sua campanha de e-mail marketing
A etapa final da sua estratégia de e-mail marketing com a Mailchimp é o envio ou disparo do e-mail.
Antes, faça uma revisão de todas as informações e verifique se o layout do e-mail está correto, pois após o envio do mesmo, não há como voltar atrás.
Você pode ainda, antes de enviar a mensagem, configurar um tipo de e-mail teste, recomendado para que se possa ver como o e-mail vai se comportar nos diferentes serviços, como Gmail e Outlook.
Tudo certo? Então clique na opção “Send” ou ainda faça o agendamento do disparo escolhendo um dia e um horário específicos.
Conclusão
Como foi visto aqui, uma estratégia de e-mail marketing precisa de uma ótima ferramenta para ser bem sucedido e a Mailchimp é ideal para isso.
Neste texto, mostramos um pouco mais sobre como cadastrar-se na ferramenta e criar a sua primeira campanha na estratégia de e-mail.
Gostou do artigo de hoje sobre como desenvolver uma estratégia de e-mail marketing com a MailChimp?
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