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Como fazer e-mail marketing com Active Campaign

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes do marketing digital e por isso mesmo toda empresa deve investir nela.

Apesar disso, existem muitos empreendedores que não acreditam mais no uso do e-mail como uma estratégia eficiente de marketing, e acabam para trás dos concorrentes.

Se você não quer que isso aconteça com seu negócio e deseja ter sucesso atraindo mais leads e convertendo mais clientes, então é essencial saber como fazer boas campanhas de e-mail.

Para isso, você irá precisar de uma ferramenta de alta qualidade e a Active Campaign está entre as melhores do mercado.

Aqui neste artigo, vamos mostrar um pouco mais sobre ela e como fazer seu e-mail marketing com a ferramenta da melhor maneira. Acompanhe!

Cadastrando-se na Active Campaign

Antes de mostrar a você como realizar a criação da campanha de e-mail marketing na plataforma, é essencial entender como ela funciona.

Primeiro, é necessário saber que você pode fazer um teste gratuito na plataforma, sem que seja preciso cadastrar cartão de crédito nem nada.

Tudo o que você precisará é colocar seu e-mail, na página de teste gratuito, no campo indicado, e depois clicar no botão “Começar teste gratuito. ”

Se depois de fazer o teste, ou ainda se você da sua vontade cadastrar-se na plataforma sem testá-la anteriormente, basta escolher o plano que mais adequa-se ao perfil do seu negócio e realizar o registro.

Você precisará preencher informações como:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • CPF ou CNPJ
  • Nome da conta (deve ser, de preferência, o nome do seu negócio)
  • Senha
  • Informações de endereço (nome da rua, cidade, estado, CEP e país)
  • Os dados do cartão de crédito com o qual vai pagar a conta

Depois, clique em pagar e criar conta, e a partir daí seu cadastro vai estar ativo!

Como fazer e-mail marketing com a Active Campaign?

Os próximos tópicos que você vai ver neste artigo irão ensinar exatamente como criar a sua primeira campanha de e-mail marketing com esta ferramenta.

Este é um passo a passo completo que irá ajudar você, ainda que nunca tenha utilizado uma ferramenta de e-mail antes, portanto, tudo ficará muito mais simples e fácil.

Vamos ver como é na prática!

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Criando a sua campanha

A criação de uma campanha de e-mail marketing na plataforma começa quando você clica na seção “Campanhas”, presente na página inicial.

Você irá criar cada uma das campanhas partindo de um modelo já pronto, o que torna seu trabalho mais fácil.

Para que você possa criar a sua campanha, antes de tudo deve ter a sua própria lista de contatos “opt-in”, que utilizará para enviar os e-mails.

Dito isso, você precisa seguir estes passos para criar a sua campanha de e-mail marketing:

  • No Menu que fica ao lado esquerdo, clique na opção “Campanhas”
  • Depois, clique sobre o botão “Criar uma campanha”
  • Com isso, irá abrir uma tela com o nome “tipo de campanha”

Na tela que foi aberta, você precisará dar um nome para essa campanha específica, que vai ser vista somente em seu painel de controle, mas os contatos não poderão visualizá-lo.

Depois disso, você precisa clicar em qual tipo de campanha irá utilizar, sendo possível escolher entre “Padrão”, “Automatizado”, “Autoresponder”, “Teste A/B”, “Acionado por RSS” e “Campanha baseada em data”.

Quando tiver feito a escolha, basta clicar em “Next”.

Escolha a lista que desejar e crie um segmento

O próximo passo na criação da sua campanha de e-mail marketing é selecionar a lista de contatos para a qual deseja enviar aquele e-mail.

Se preferir, e caso seja esse o objetivo da sua campanha, você poderá selecionar duas ou mais listas, e se existir um contato que esteja em mais de uma lista, ele só vai receber seu e-mail uma única vez, para evitar repetições e SPAM.

Para fazer a seleção da lista de contatos, clique na caixa ao lado do nome da lista e então ela estará selecionada para envio do e-mail.

O número que aparece à direita mostra a quantidade de contatos que está ativa naquele momento na sua lista.

Além de definir a lista ou listas para as quais irá enviar o e-mail, você precisa também escolher um segmento.

Isso vai acontecer automaticamente assim que você fizer a seleção da lista na tela, aparecendo na parte de baixo da página.

Você deve clicar no dropdown e depois no segmento se deseja criar um novo, ao invés de optar por aqueles que estão disponíveis.

Uma dica importante é que você pode enviar o e-mail para um segmento a cada vez, então cuidado para não ter problemas no momento do envio por conta disso.

Finaliza a seleção da lista e do segmento, clique mais uma vez em “Next”.

Selecione qual será o modelo da sua campanha

A seleção do modelo da sua campanha é importante e a Active Campaign conta com vários tipos de modelos entre os quais é possível escolher.

Essa variedade de modelos permitirá a você fazer a sua escolha com base em quais são os objetivos do seu e-mail ou negócio ou com base nos layouts disponíveis.

Se preferir, há também a possibilidade da criação do modelo já pré-projetado, com algumas modificações que podem ser feitas, mas você ainda poderá criar o seu modelo do zero.

Para fazer a escolha definitiva do modelo, você precisará passar o mouse diretamente sobre aquele que deseja utilizar e então clicar em “Selecionar”.

Finalizada essa parte, clique sobre “Next” para ir à próxima etapa.

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Defina os detalhes do seu remetente

Na próxima tela, será aberta a opção “Detalhes do remetente”, um modal que irá mostrar qual o nome e o endereço de e-mail que vão ser mostrados ao destinatário na parte “From” da mensagem.

Você deve clicar em cada um dos campos para fazer a modificação do nome de remetente e do endereço de e-mail e colocar as suas próprias informações.

Após isso, digite a sua linha de assunto, naquele campo que é apropriado, e então clique na opção “Next”.

Personalize a campanha da sua maneira

Toda empresa que quer enviar uma campanha de e-mail marketing com Active Campaign e ter sucesso deve personalizá-la, para que o design seja atrativo para o destinatário e remeta à sua marca, e adicionando também o conteúdo ao e-mail.

Você deve arrastar e soltar os blocos de conteúdo que ficam na barra lateral para sua campanha de e-mail, como os links sociais, os botões, os blocks de textos, entre outros.

Você deve utilizar o recurso “Opções” para fazer a formatação de qualquer bloco de conteúdo, sempre ajustando pontos como a cor de fundo, a altura da linha, o preenchimento, entre outros.

É possível também ajustar informações a respeito do remetente, da linha de assunto ou criar um texto no cabeçalho, para isso basta clicar sobre o ícone da engrenagem, que fica no canto direito superior em sua tela.

Após isso, clique em “Next”, se tiver finalizado, ou então envie um teste da sua campanha antes para ver como ela vai ficar.

Faça a revisão da página “Resumo de campanha” e então envie o e-mail

A etapa final, antes do envio do e-mail, é fazer a revisão da página “Resumo de campanha”. Nela, será possível:

  • Fazer a verificação da linha de assunto, do texto de cabeçalho e das informações de remetente
  • Realizar a verificação da lista para a qual está enviando o e-mail
  • Fazer a seleção das métricas adicionais para rastreamento
  • Agendar o envio do e-mail para uma data, caso não vá enviá-lo de imediato
  • Fazer o envio de um e-mail teste
  • Fazer a pré-visualização da sua campa
  • Ver quais foram os resultados da verificação do SPAM

Essa verificação de SPAM é importante para que você veja se há algum problema no e-mail, de modo a corrigi-lo antes do envio da mensagem.

Isso vai evitar que a sua campanha, criada com tanto planejamento, tenha algum tipo de situação que a leve a ser considerada como SPAM ou mesmo que nem chegue até o e-mail do seu contato.

Faça o envio do seu e-mail

Agora que você revisou e testou tudo, é hora de enviar de verdade o e-mail, para isso basta clicar no botão que diz “Enviar agora”.

Depois de ter feito isso, será solicitado a você fazer a confirmação do envio ou, caso queira, realizar o cancelamento dele.

Se seu objetivo é agendar o e-mail para ser enviado posteriormente, vá até a seção, na parte inferior da tela, de “Agendar” (ela fica na página de “Resumo de Campanha”).

Você deverá clicar no alternador e configurá-lo para que fique na posição de “On”, depois basta colocar a data e a hora em que quer o seu e-mail enviado e clicar por fim em “Terminar”.

Conclusão

Como foi visto aqui, a Active Campaign é uma das melhores ferramentas de e-mail marketing, uma estratégia na qual ainda vale muito a pena investir na sua empresa.

Neste texto, nós trouxemos o passo a passo para que você crie a sua campanha dentro da plataforma, de maneira simples e rápida, e então possa começar a colher os bons resultados da estratégia.

Gostou do artigo de hoje sobre como fazer e-mail marketing com active campaing?


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