A Brevo é considerada hoje como uma das melhores opções em termos de ferramenta para fazer e-mail marketing com o máximo de qualidade.
O melhor de tudo é que com apenas alguns passos simples, você poderá explorar ao máximo todo o potencial para criar campanhas incríveis.
Neste conteúdo, nós vamos então mostrar tudo o que você precisa saber para enviar um bom e-mail marketing e usufruir dos melhores resultados em termos de conversões e vendas.
Acompanhe!
Criando a sua lista de contatos
Para começar, você vai precisar criar uma lista de contatos que tenham real interesse em seu negócio e, mais importante ainda, que tenham dado total consentimento no uso do e-mail deles.
Aliás, qualquer boa estratégia de e-mail marketing deve partir desse princípio, afinal, você deverá coletar os e-mails dos potenciais clientes com a permissão deles, para só então começar a enviar as mensagens.
Muitas empresas, infelizmente, ainda costumam fazer a compra de endereços de e-mail, acreditando que assim poderão começar mais rápido a sua campanha.
O que eles não se atentam é que essa é uma tática de SPAM e que vai impactar negativamente o nome da sua empresa.
Além disso, tenha em mente que as leis criadas para proteger os cidadãos e os seus dados pessoais podem gerar multas para sua empresa ao fazer uso deles sem autorização.
Características
Na Brevo (ex SendInBlue), você tem várias opções de formulários de inscrição para começar a captação dos seus contatos da maneira correta e com consentimento.
Esses formulários da ferramenta são muito fáceis para você integrar no seu site, tudo por meio de um código HTML, e não é preciso ser um expert, na plataforma é possível encontrar tudo.
Quando você trabalha para captar os contatos no formato “opt-in”, então isso assegura que eles realmente terão interesse na sua empresa, produtos ou serviços oferecidos.
Com isso, fica mais fácil que você consiga, na sua estratégia, bons resultados:
- Melhorando as suas taxas de abertura de e-mails e de cliques em links
- Redução do número de cancelamentos das inscrições e das reclamações dos usuários devido ao SPAM
- Aumentando as taxas de entregas
Esta é uma etapa essencial dentro de uma boa campanha de e-mail marketing e fica claro como contar com uma ferramenta que auxilie nela melhora os resultados.
A Brevo (ex SendInBlue) ajuda também não só na captação, mas na segmentação e na qualificação dos contatos depois que eles tiverem feito a inscrição.
Você pode fazer isso por meio da funcionalidade presente na plataforma que se chama “Assinatura Minimalista”, para assim criar ótimos formulários.
Esta funcionalidade permite:
- Que os visitantes que chegam até o seu site possam preencher todas as preferências por meio do tipo ou da temática dos e-mails que eles querem receber
- Que através dos campos marcados, esses visitantes possam ser adicionais às mais diversas listas
- Que você possa utilizar estas listas para fazer o direcionamento da sua campanha de uma maneira muito mais eficiente, enviando os e-mails certos para as pessoas certas
Veja também:
Segmentação da campanha por lista
Uma dica para que você possa conseguir usar melhor o e-mail marketing e fazer campanhas incríveis, pois assim é possível realizar um direcionamento mais eficiente delas.
Através desses formulários para inscrição em uma lista múltipla ou via triagem manual, você consegue organizar os contatos por meio de listas específicas, considerando a origem deles, preferências e tipos de e-mails preferidos.
Com isso, você vai então poder escolher qual é a lista de contatos mais indicada para enviar a sua campanha.
Depois que você selecionou a lista, a próxima dica é optar por deixar o direcionamento do e-mail ainda mais especificado, usando o filtro de segmento.
Você precisará clicar na opção “Criar um segmento” e então vai filtrar todos os contatos para os quais quer direcionar aqueles e-mails, considerando os atributos demográficos ou de comportamento dos usuários.
Concluída essa etapa na Brevo (ex SendInBlue), é hora de ir para o passo seguinte da sua campanha.
Criando um e-mail marketing que seja responsivo
A Brevo é uma ferramenta que permite ao usuário usar o editor de design responsivo, e assim fica mais fácil criar seus e-mails de uma maneira simples e bem intuitiva.
Com esse recurso, cada e-mail que você criar irá adaptar-se da maneira certa ao tipo de tela no qual o usuário estiver visualizando-o.
Utilizando esta ferramenta, você vai conseguir criar e-mails marketing, totalmente gratuitos, que sejam atraentes aos seus clientes, mesmo que nunca tenha produzido uma campanha de e-mails antes.
Isso porque a interface da plataforma, de maneira geral, é muito intuitiva e permite a criação de e-mails apenas arrastando e soltando blocos em um dos diversos templates que estão à disposição na ferramenta.
O que você irá precisar é realmente utilizar da sua criatividade para desenvolver uma bela e atraente estrutura de e-mail marketing, que seja o mais personalizado possível para sua audiência.
Um bom e-mail deve conter estes elementos imprescindíveis:
- A logo da empresa nunca pode faltar
- Os links que servirão para redirecionar o usuário para seu site ou para suas redes sociais
- Uma oferta que seja imperdível, junto a um botão (ou link) de call to action
Otimização das configurações da campanha de e-mail marketing
A etapa seguinte para criar um bom e-mail marketing é atentar-se às configurações da campanha.
Uma campanha de sucesso irá depender principalmente da forma como seu e-mail vai aparecer ao chegar na caixa de mensagens do contato.
Existem três parâmetros que impactam nisto, que são:
- O assunto ou a linha de assunto do e-mail
- O preheader
- O nome e endereço do remetente, ou seja, seu ou da sua empresa
O assunto do seu e-mail é um elemento essencial e que impacta diretamente no sucesso da campanha, pois é ele que vai fazer com que mais pessoas sintam-se interessadas em abrir o seu e-mail ou o excluam direto.
Um bom título de e-mail deve ser otimizado e você deve usar as configurações do SendInBlue que ficam na opção “Campanhas do e-mail” para personalizá-lo.
Dicas para criar um bom título
Veja algumas das principais dicas para criar um ótimo título:
- Ele não deve ter mais do que 50 caracteres
- Coloque a sua oferta que seja mais interessante em destaque
- Busque sempre ser original
Isso significa que você deverá escolher um assunto para seu e-mail que seja único e também que represente bem a sua marca, e sobre o que ela trabalha.
Um outro elemento essencial é o preheader do e-mail, que fica logo após o título e ajuda a melhorar a 1ª impressão sobre o conteúdo que existe naquela mensagem.
Um e-mail que não tem um prehead configurado mostra ao destinatário, logo de cara, as primeiras linhas da mensagem, e essa não é sempre uma boa opção.
A Brevo permite que você possa fazer uma modificação no preheader, que é a pré-visualização do seu texto, para assim colocar o conteúdo que achar melhor.
O que você precisa fazer é ir até “Configuração” e depois em “Campanhas por e-mail” para modificar sua preahead, um elemento imprescindível para atrair a atenção dos usuários e fazer com que mais pessoas abram o e-mail.
Por último, você deve colocar o nome e endereço do remetente, ou seja, o seu ou da sua empresa, que representem a sua marca e ajudem a aumentar a taxa de abertura.
Se você usa um e-mail ou um nome que o usuário não reconhece, dificilmente ele irá abrir a mensagem que chegou na caixa de entrada.
A modificação desses parâmetros na Brevo pode ser feita logo na etapa inicial da ferramenta de criação das campanhas.
Esses dois parâmetros, ao contrário do que ocorre com o preheader e o título, devem sempre ser os mesmos para todas as campanhas de e-mail marketing criadas.
Planejando o envio dos seus e-mails agendados
No momento em que você vai definir quando enviar seus e-mails agendados, é muito importante levar em consideração todas as especificidades relativas ao seu público-alvo.
Como as pessoas recebem dezenas de e-mails diariamente, quanto mais no topo o seu estiver no momento em que elas abrem a caixa de entrada, maior será a sua taxa de abertura e de cliques.
Faça uma análise para saber qual o melhor dia e a melhor hora para enviar os e-mails, de modo que possa coincidir com um momento específico do dia no qual o usuário esteja checando sua caixa de mensagem.
A Brevo é excelente para otimizar o momento de envio da campanha
A Brevo realize a análise do comportamento que os seus contatos possuem para realizar a programação do envio da sua campanha de e-mail marketing automaticamente.
Essa ferramenta é responsável por definir qual é o melhor horário para enviar seus e-mails, considerando o histórico e o comportamento anterior dos seus assinantes.
Assim, são maiores as taxas de abertura, de cliques e de conversão dos seus e-mails.
Conclusão
Como foi visto aqui, uma das melhores ferramentas para criar sua campanha de e-mail marketing é a Brevo, uma plataforma que impacta positivamente até no agendamento do melhor horário para envio das mensagens.
Neste texto, mostramos um pouco mais a respeito de como criar a sua campanha através dessa ferramenta incrível e assim melhorar seus resultados em conversões.
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